Descrição das atividades / Gratas surpresas: O rio Canal localizado na Avenida Ribeiro Dantas no bairro de Bangu, nasce na Serra de Bangu é canalizado, passando pela rua 12 de Fevereiro. Passa pelo Buraco do Faim, vira na Av. Ribeiro Dantas (trecho identificado como rio canal). O rio segue pela rua Marechal Marciano, subterrâneo pela Vila Vintém, passa pelo Hospital Albert Schweitzer, continua pelo bairro de Magalhães Bastos , cruza a Vila Militar e desagua no rio Acari.
De acordo com reportagem (RJ1 | Moradores de Bangu comemoram dragagem de rio | Globoplay ) do RJTV, exibida em 10/09/2013, a Fundação Rio águas fez a dragagem do rio. Em visita ao rio observamos que o mesmo continua recebendo manutenção. Identificamos alguns lixos e vegetação. Porém, a água do rio está correndo e seguindo seu curso fluentemente.
Pesquisamos sobre a história e curiosidades do Rio Canal. Descobrimos que o trecho do nosso rio era conhecido popularmente como rio das tintas, devido a cor da água do rio mudar diariamente de acordo com a produção dos tecidos na Fábrica Bangu. Encontramos uma foto de 1.951 do Açude, que pertencia a Companhia Progresso Industrial do Brasil – Fábrica de Tecidos Bangu. Hoje no local há o Condomínio Ville Blanche. Ainda com nossa pesquisa acessamos uma foto de um mapa da época Imperial no Brasil onde observamos que o trecho do nosso rio está identificado como Rio Marinho. Encontramos uma foto do ano de 1.966 do trecho do nosso rio. Foi possível comparar com imagem do rio atual. Visitamos o rio com o auxilio do Google Maps, realizamos o percurso saindo de nossa escola com destino a Av. Ribeiro Dantas. Analisamos imagens e vídeos do rio, registro feito por um morador e cedida. Sendo feito assim o levantamento e visita da primeira etapa do projeto.